Água sanitária: entenda porque é ideal para a limpeza e proteção da casa

jun 9, 2021 | Dicas, Limpeza | 0 Comentários

A água sanitária tem presença certa na rotina de limpeza de grande parte dos lares brasileiros. Versátil, ela pode ser utilizada em vários cômodos, como o banheiro, a cozinha e a área externa.

A ação antibacteriana facilita a limpeza dentro e fora de casa, sendo eficaz também para a retirada de manchas das roupas e até para a higienização de alimentos. A água sanitária é um produto potente e não deve ser misturado com outras substâncias, com exceção da água.

Embora ela seja muito conhecida, ainda existem muitas dúvidas sobre as funcionalidades e como ela pode ser utilizada de forma eficiente para a limpeza e a proteção da casa. Para descobrir a resposta dessas e de outras perguntas sobre a água sanitária, continue lendo o artigo!

 

Quais são as propriedades da água sanitária?

A água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio, um derivado do cloro. Ela possui um alto poder oxidante, o que a torna muito potente. Por isso, as versões vendidas nos supermercados possuem entre 2% a 2,5% de hipoclorito de sódio.

Ainda assim, para manuseá-la com segurança é preciso ter cautela e fazer uma diluição do produto com a água, pois ela não deve ser usada pura. A proporção da diluição depende de qual finalidade ela será utilizada. Por isso, siga sempre as recomendações apresentadas na embalagem.

Ela realiza uma limpeza profunda, desinfeta e é um poderoso alvejante para retirar manchas de roupas brancas. A ação germicida é indicada para desinfetar ambientes, superfícies e alimentos.

 

Como usar a água sanitária para a limpeza e a proteção da casa?

A água sanitária está entre os produtos de limpeza mais versáteis. E esse destaque não é à toa. A seguir, montamos uma lista com as principais finalidades para mostrar, na prática, como ela é eficaz para a limpeza e a proteção da casa.

 

Desinfetar banheiros, pisos e superfícies diversas

O banheiro e a cozinha são os locais com maior acúmulo de bactérias e microrganismos que podem causar doenças. Por isso, dar uma atenção especial para essas áreas é fundamental para cuidar da saúde.

Para a desinfecção do vaso sanitário, pias e ralos aplique meio copo (100 mL) de água sanitária no local e deixe agir por 10 minutos, em seguida, enxágue. Para a limpeza geral, dilua 1 copo (200 mL) do produto em 5 litros de água e enxágue após 10 minutos.

Alguns tipos de piso, como os de madeira, não se dão bem com substâncias mais agressivas como a água sanitária. Dessa forma, para evitar manchas e desgastes, faça um teste na área antes.

 

Retirar manchas de roupas brancas

A água sanitária, também conhecida como alvejante com cloro, é um produto que não pode faltar na lavanderia da casa. Ela tem a função de branquear as roupas, porém, deve ser utilizada apenas nas peças claras. Se for usada nas coloridas, ela pode provocar danos e desbotamentos.

 

Prevenir a COVID-19

A pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2) deixou ainda mais relevante a importância da limpeza e da higienização dos ambientes e dos objetos que fazem parte do nosso dia a dia.

Estudos comprovam que a utilização correta dos produtos de limpeza é capaz de eliminar o vírus que transmite a doença. A água sanitária pode ser utilizada para a desinfecção de superfícies, pisos, solas de sapato e até para a higienização das mãos (caso não seja possível utilizar água e sabão ou álcool em gel).

Para isso, o local precisa ser limpo para retirar todas as sujidades e, em seguida, a solução de água sanitária diluída em água deve ser utilizada para finalizar a limpeza. A realização dessa prática é recomendada para locais com casos comprovados da doença ou não.

Segundo o Conselho Federal de Química, para a desinfecção de calçados e quando não há casos confirmados de COVID-19, a concentração deve ser de 0,1%. Ou seja, em uma garrafa de 1 litro, coloque 50 mL de água sanitária e complete o recipiente com água.

Se houver casos confirmados da doença, a concentração deve ser maior, 0,5%. Assim, dilua 250 mL do produto em um recipiente de 1 litro e complete com água.

Além da COVID-19, ela é eficaz na luta contra a dengue, pois é capaz de eliminar as larvas do mosquito. Por isso, manter uma rotina de limpeza com esses cuidados é eficaz para a prevenção dessas e de outras doenças.

 

Higienizar alimentos

As folhas e frutas que serão consumidas cruas precisam ser higienizadas. A diluição recomendada é a de 1 colher de sopa rasa (15 mL) para cada 1 litro de água utilizado. Coloque os alimentos nessa solução por 15 minutos e, em seguida, enxágue bem para retirar todos os resíduos do produto.

 

Quais são os principais cuidados necessários ao utilizar a água sanitária?

Uma das dicas mais importantes é não misturar a água sanitária com outros produtos de limpeza, com exceção da água. Essa junção de substâncias químicas diferentes pode liberar gases tóxicos, como a mistura do hipoclorito de sódio com a amônia ou com o vinagre.

Além disso, use luvas para proteger as mãos ao manusear o produto (especialmente em caso de altas concentrações) e ao aplicá-lo, deixe o ar circular. Em contato com a pele, ela pode causar coceira e vermelhidão e ainda pode causar tosse e ânsia de vômito se for usada em excesso.

A água sanitária é um dos produtos de limpeza mais versáteis disponíveis no mercado. Ele alveja as roupas brancas, limpa e desinfecta os ambientes sendo capaz até de eliminar vírus e bactérias que afetam a nossa saúde. Para mais segurança e eficiência, não misture com outros itens de limpeza e invista em marcas de qualidade.

Sem dúvidas, a água sanitária Tá-Boa é um dos destaques da Use Louro. Ela possui um alto poder de ação, sendo uma grande aliada para a área interna e externa da casa. Clique aqui e saiba mais sobre o produto! 

Catálogo de produtos para limpeza da Louro | Baixar Catálogo | Use Louro

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Como escolher um fornecedor de produtos de limpeza para atacado

A higienização dos ambientes faz toda a diferença para a saúde, a produtividade e a qualidade de vida. Muitos consumidores e empresas sabem disso e estão em busca de um fornecedor de produtos de limpeza no atacado que atenda às necessidades. Essa tarefa não é fácil e...

Água sanitária: entenda porque é ideal para a limpeza e proteção da casa

A água sanitária tem presença certa na rotina de limpeza de grande parte dos lares brasileiros. Versátil, ela pode ser utilizada em vários cômodos, como o banheiro, a cozinha e a área externa. A ação antibacteriana facilita a limpeza dentro e fora de casa, sendo...

O que levar em conta na hora de encontrar um distribuidor de produtos de limpeza para o seu negócio!

O serviço de higiene e limpeza é muito importante para todas as empresas. Além de passarmos a maior parte do dia no trabalho, ficar em um ambiente limpo é bom tanto para os funcionários, quanto para os clientes. A higienização diminui o risco de doenças, alergias e...

Sabão em pó ou Sabão liquido: diferença e a rentabilidade de cada um

Você usa sabão em pó ou sabão líquido para a lavagem das roupas? Será que realmente existe diferença entre esses produtos de limpeza? Esse tipo de dúvida sobre o processo de lavagem das roupas é muito comum. Afinal, detalhes fazem toda a diferença no resultado final...

Automação de varejo: o que é e como funciona

Você já ouviu falar sobre automação de varejo? Apesar de a expressão não ser muito conhecida, as transformações que ela representa são vistas no dia a dia de vários negócios e estão revolucionando o setor. As maquininhas de cartão e os totens para a consulta de preços...

Como limpar e desencardir pedras de forma eficiente com o Limpa Pedras

As paredes e pisos de pedra dão um acabamento bonito e rústico para o ambiente. Existem vários tipos disponíveis no mercado. Uma coisa é certa: elas precisam de cuidados especiais na hora da limpeza.  Se você tem esse tipo de piso em casa ou está pensando nessa...

Como lavar e garantir a maciez da sua roupa de cama o ano todo

Dormir em uma cama limpa, macia e cheirosa é tudo o que a gente deseja após um dia agitado, não é mesmo? Além do relaxamento, dormir é uma atividade muito importante para revigorar o organismo, gerando vários benefícios para a saúde. Mas, na prática, fica a dúvida:...

Quais os melhores produtos de limpeza para revenda?

Escolher os melhores produtos de limpeza para revenda não é uma tarefa fácil, principalmente, para as pessoas que estão começando a empreender nessa área. Esse segmento é muito lucrativo, pois são produtos essenciais com venda recorrente já que a higienização e a...

Como preservar e garantir o brilho do seu piso de porcelanato?

O piso de porcelanato é um dos queridinhos da decoração. Esse tipo de material é muito versátil e é encontrado em diferentes acabamentos e cores. Ele também pode ser usado nas paredes e possui uma alta resistência, sendo indicado para vários ambientes. Antigamente, o...

Alvejante sem cloro: saiba como escolher o melhor alvejante para suas roupas!

Como tirar manchas das roupas é uma dúvida que todo mundo já teve em algum momento da vida. Afinal, cada tipo de sujeira demanda uma solução diferente. De forma geral, sabemos que o alvejante é o produto de limpeza indicado nesses casos, mas qual versão escolher: o...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *