Automação de varejo: o que é e como funciona

Maio 13, 2021 | Informações, Revenda, Supermercados | 0 Comentários

Você já ouviu falar sobre automação de varejo? Apesar de a expressão não ser muito conhecida, as transformações que ela representa são vistas no dia a dia de vários negócios e estão revolucionando o setor. As maquininhas de cartão e os totens para a consulta de preços são dois exemplos das facilidades que ela proporciona para o negócio e para os clientes.

Mas não para por aí. Nos últimos 20 anos, a tecnologia se tornou um importante aliado para o varejo, que precisa se adaptar para não perder espaço para os concorrentes. 

Os investimentos em ferramentas são fundamentais para melhorar a gestão do negócio. Esse tema é relevante tanto para empresários de minimercados, quanto para redes de supermercados, pois ela pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada negócio.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar o que é e como funciona a automação de varejo. E ainda, quais são as vantagens de usar um sistema integrado para a gestão de mercados.

Boa leitura!

 

O que é automação de varejo?

Automação de varejo é caracterizada pela utilização de softwares e hardwares para controlar processos automaticamente. Ou seja, essas ferramentas e sistemas substituem tarefas manuais. Mesmo sem saber o que isso significa, essas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia. Seja aprimorando a experiência dos clientes, quanto facilitando as tarefas operacionais nas empresas.

Esses softwares são chamados de ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema integrado de gestão empresarial. Com essa ferramenta é possível controlar processos internos e integrar as informações de diversos setores.

Nas últimas décadas, ela deixou de fazer parte apenas de tarefas administrativas e financeiras e ganhou ainda mais destaque. Atualmente, está presente também no atendimento ao cliente e nas lojas online.

Catálogo de produtos para limpeza da Louro | Baixar Catálogo | Use Louro

Qual a importância da automação de varejo?

A automação de varejo tem se tornado um diferencial para quem a utiliza, sendo uma tendência que está revolucionando o setor. Ela tem ganhado espaço no mercado por usar a tecnologia para melhorar os seus processos.

As necessidades do consumidor mudaram nas últimas décadas e as empresas que estão mais abertas à transformação digital saem na frente. De forma geral, os clientes valorizam agilidade, segurança e eficiência. Esses atributos podem ser alcançados com a automação de varejo.

Além dos softwares para o controle financeiro, os caixas do supermercado, as maquininhas de cartão e os totens para verificar o preço dos produtos são exemplos de automação de varejo. Elas contribuem diretamente para uma boa experiência dos clientes por tornarem o atendimento mais ágil, prático e seguro.

 

Quais as vantagens da automação de varejo para as empresas?

A automação de varejo utiliza a tecnologia para melhorar os processos e a produtividade da empresa. Porém, não existe um modelo ideal de automação de varejo. Ela deve ser aplicada de acordo com as necessidades e os objetivos de cada negócio.

Seja qual for o tamanho ou o setor, as vantagens de utilizar softwares para gerenciar tarefas de gestão são várias. Abaixo, vamos mostrar as 5 principais.

1. Controle de estoque

O controle de estoque é uma das tarefas mais importantes no varejo. Na medida que o negócio cresce, o fluxo de mercadorias também aumenta, aumentando o risco de falhas operacionais. Uma gestão eficiente de estoque consegue diminuir a taxa de perdas de produtos, os problemas de contagem e entre outros desafios que envolvem esse setor.

O uso da automação de varejo torna essa tarefa muito mais fácil por meio de um sistema ERP. Com o auxílio de códigos de barras e outros dados, é possível controlar a entrada e a saída de forma rápida e eficiente. Dessa forma, com alguns cliques é possível saber exatamente quais itens estão no estoque e a quantidade de cada um.

A partir dos dados gerados com as vendas, a equipe pode estimar o melhor momento para renovar o estoque e também, entender o comportamento e os gostos de compra dos clientes. Assim, será possível se planejar e colocar em prática as estratégias para maximizar os lucros.

[eBook] Guia completo para organização do seu estoque | Baixar eBook | Use Louro

2. Mais dados para tomar decisões

Tomar decisões com base em “achismos” não é a melhor forma de gerir um negócio. Os dados são ferramentas relevantes para o processo decisório. E o melhor: com a automação de varejo eles são coletados de forma fácil e rápida.

O sistema ERP fornece dados de vários setores, assim, o gestor consegue gerenciar as contas a pagar e a receber, a produtividade dos funcionários, o controle das mercadorias, entre outras informações.

Outra fonte de dados importante são as informações das vendas dos clientes. A partir delas, o empreendedor consegue capturar informações valiosas para o negócio, como o horário de pico de vendas e os produtos mais vendidos.

 

3. Mais eficiência nos processos

A prática de usar cadernos ou planilhas para controlar os processos do varejo é uma forma ultrapassada de gerir um negócio. Quanto maior o fluxo de clientes, maior será a quantidade de mercadorias envolvidas nesse processo. Nesse cenário, é fundamental contar com a ajuda de ferramentas para agilizar as tarefas e aumentar as vendas.

No caso do atendimento, quando a automação de varejo está presente em um supermercado, o cliente tem mais liberdade para fazer as compras. Seja para consultar os preços dos produtos ou até realizar o pagamento dos produtos sozinho (modalidade chamada de self-checkout).

Na hora do pagamento, o código de barras nas mercadorias está integrado ao estoque, minimizando a possibilidade de erros no controle do inventário. Com isso, podemos concluir que todas as ações que proporcionam uma maior eficiência nos processos também impactam diretamente na redução dos custos.

4. Integração das informações

Com alguns cliques é possível visualizar relatórios sobre as vendas, o estoque, o financeiro, a gestão dos funcionários, a contabilidade e o que mais o gestor quiser no momento. Na prática, a automação de varejo substitui várias planilhas diferentes em um único sistema, que pode ser acessado pelos colaboradores.

Assim, todos os processos são monitorados pelo gestor, desde a solicitação das mercadorias para os fornecedores até a saída do produto após a compra do cliente. Com mais tarefas automatizadas, menos risco de erros, fraudes e alterações indevidas nas informações.

Saiba como ampliar seu negócio revendendo produtos de limpeza nesse e-book | Baixar E-book Grátis | Use Louro

5. Apoio para estratégias de vendas

Entender os gostos e o comportamento dos clientes estão entre as principais estratégias utilizadas para aumentar as vendas. Com a automação de varejo essa tarefa fica mais fácil devido ao sistema integrado com todas as informações disponíveis.

Dessa forma, é possível descobrir quais são os produtos mais vendidos, os que estão encalhados e os horários de maior pico de clientes para planejar promoções. Esses dados são valiosos para minimizar as perdas e aumentar a lucratividade do mercado.

 

A Use Louro sabe que a vida do empreendedor é cheia de desafios. Por isso, reunimos no nosso blog uma série de conteúdos sobre gestão e marketing para levar o seu negócio ainda mais longe. Clique aqui e confira o que já postamos por lá!

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Como escolher um fornecedor de produtos de limpeza para atacado

A higienização dos ambientes faz toda a diferença para a saúde, a produtividade e a qualidade de vida. Muitos consumidores e empresas sabem disso e estão em busca de um fornecedor de produtos de limpeza no atacado que atenda às necessidades. Essa tarefa não é fácil e...

Água sanitária: entenda porque é ideal para a limpeza e proteção da casa

A água sanitária tem presença certa na rotina de limpeza de grande parte dos lares brasileiros. Versátil, ela pode ser utilizada em vários cômodos, como o banheiro, a cozinha e a área externa. A ação antibacteriana facilita a limpeza dentro e fora de casa, sendo...

O que levar em conta na hora de encontrar um distribuidor de produtos de limpeza para o seu negócio!

O serviço de higiene e limpeza é muito importante para todas as empresas. Além de passarmos a maior parte do dia no trabalho, ficar em um ambiente limpo é bom tanto para os funcionários, quanto para os clientes. A higienização diminui o risco de doenças, alergias e...

Sabão em pó ou Sabão liquido: diferença e a rentabilidade de cada um

Você usa sabão em pó ou sabão líquido para a lavagem das roupas? Será que realmente existe diferença entre esses produtos de limpeza? Esse tipo de dúvida sobre o processo de lavagem das roupas é muito comum. Afinal, detalhes fazem toda a diferença no resultado final...

Automação de varejo: o que é e como funciona

Você já ouviu falar sobre automação de varejo? Apesar de a expressão não ser muito conhecida, as transformações que ela representa são vistas no dia a dia de vários negócios e estão revolucionando o setor. As maquininhas de cartão e os totens para a consulta de preços...

Como limpar e desencardir pedras de forma eficiente com o Limpa Pedras

As paredes e pisos de pedra dão um acabamento bonito e rústico para o ambiente. Existem vários tipos disponíveis no mercado. Uma coisa é certa: elas precisam de cuidados especiais na hora da limpeza.  Se você tem esse tipo de piso em casa ou está pensando nessa...

Como lavar e garantir a maciez da sua roupa de cama o ano todo

Dormir em uma cama limpa, macia e cheirosa é tudo o que a gente deseja após um dia agitado, não é mesmo? Além do relaxamento, dormir é uma atividade muito importante para revigorar o organismo, gerando vários benefícios para a saúde. Mas, na prática, fica a dúvida:...

Quais os melhores produtos de limpeza para revenda?

Escolher os melhores produtos de limpeza para revenda não é uma tarefa fácil, principalmente, para as pessoas que estão começando a empreender nessa área. Esse segmento é muito lucrativo, pois são produtos essenciais com venda recorrente já que a higienização e a...

Como preservar e garantir o brilho do seu piso de porcelanato?

O piso de porcelanato é um dos queridinhos da decoração. Esse tipo de material é muito versátil e é encontrado em diferentes acabamentos e cores. Ele também pode ser usado nas paredes e possui uma alta resistência, sendo indicado para vários ambientes. Antigamente, o...

Alvejante sem cloro: saiba como escolher o melhor alvejante para suas roupas!

Como tirar manchas das roupas é uma dúvida que todo mundo já teve em algum momento da vida. Afinal, cada tipo de sujeira demanda uma solução diferente. De forma geral, sabemos que o alvejante é o produto de limpeza indicado nesses casos, mas qual versão escolher: o...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *