Como higienizar as compras e se proteja contra o Coronavírus

ago 11, 2020 | Cuidados, Dicas | 0 Comentários

Para nos protegermos da pandemia do novo Coronavírus tivemos que nos adaptar e mudar alguns hábitos. Aumentamos a frequência de lavar mãos, cumprimos o distanciamento social e inserimos na nossa rotina algumas atividades voltadas para a higiene de todas as coisas que entram na nossa casa. Mas, como fazer isso de forma correta e segura? Como higienizar as compras, por exemplo ?

Até o surgimento de uma vacina, temos que incluir uma nova etapa entre comprar os produtos no mercado e guardá-los ao chegar em casa: limpar a embalagem de todos os produtos, assim como todas as frutas, as verduras e, até mesmo, as sacolas plásticas.

Para retirar todas as dúvidas sobre o assunto, reunimos as principais informações sobre como higienizar as suas compras do mercado para trazer mais segurança para a sua família. Mas antes, precisamos entender como a transmissão do vírus acontece.

Boa leitura!

Como o vírus da COVID-19 é transmitido?

O vírus SARS-CoV-2 provoca a doença COVID-19. Ele é transmitido por contato próximo de uma pessoa contaminada com outras ou por um contato indireto (tocar em uma superfície contaminada e levar às mãos aos olhos ou à boca). Por isso, saber como higienizar as compras é importante atualmente.

As principais formas de contágio são:

  • gotículas de saliva;
  • aperto de mão;
  • espirro;
  • tosse e;
  • contato com superfícies contaminadas.

A doença provoca uma grande variedade de sintomas, entre uma sensação febril até uma grande dificuldade para respirar, necessitando que o paciente seja internado.

A COVID-19 também pode causar quadros assintomáticos (sem sintomas) ou oligossintomáticos (com poucos sintomas). A prevenção da doença é essencial, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pacientes assintomáticos também podem transmitir o vírus. Dessa forma, a melhor forma de prevenção é usar máscaras ao sair de casa, lavar as mãos com frequência e higienizar os produtos que entram em nossa casa.

Por que é necessário higienizar as compras do mercado?

Não é possível saber se as pessoas que passaram pelos mesmos corredores do supermercado que você e tocaram nos produtos estão com a doença. Além disso, os produtos percorreram um longo trajeto desde a sua produção ou colheita até chegarem às gôndolas do mercado.

A conduta mais indicada é higienizar as compras ao chegar em casa para retirar todas as sujeiras e microrganismos antes de serem guardadas.

Segundo um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, o vírus SARS-CoV-2 tem uma sobrevida de 3 dias em superfícies de plástico e, no papelão, de 1 dia.

Como higienizar as compras do mercado?

As dicas a seguir são válidas tanto para compras entregues em casas (feitas por serviços de delivery), quanto para as compras presenciais. A melhor conduta sobre como higienizar as compras depende do tipo de produto, por isso, fizemos uma divisão em categorias.

Apesar de o novo Coronavírus não ser transmitido por alimentos, a higienização é importante para eliminar microrganismos que podem provocar intoxicação alimentar ou outras doenças.

Frutas e legumes

As frutas e legumes com casca devem ser lavados separadamente em água corrente. Se possível, utilize uma esponja (ou uma escova) com um pouco de detergente. Lave-os por uns 15 segundos cada um e seque-os.

Verduras com folhas

As verduras com folhas precisam de um tempo de molho antes de serem guardadas. Misture em uma bacia: 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (que possa ser utilizada para higienizar alimentos) ou 1 colher de sopa de vinagre. Após ficarem de molho por 15 minutos, elas devem ser enxaguadas e secadas antes de serem guardadas.

Latas e embalagens

A água e sabão também é utilizada para lavar latas e embalagens em geral, assim como o álcool 70%. Elas devem ser lavadas com o auxílio de uma esponja e detergente para a limpeza ser mais eficaz contra os microrganismos.

As embalagens de papelão devem ser descartadas e os grãos (como feijão, arroz e farinha), preferencialmente, armazenados em potes herméticos. Caso não queira, lave as embalagens com água e sabão e utilize um pano com álcool para limpar o papelão.

Com a adição de alguns cuidados podemos nos proteger do Coronavírus. Saber como higienizar as compras é um dos cuidados que precisamos manter nesse momento para a segurança das pessoas que estão à nossa volta.

Gostou das dicas de como higienizar as compras do mercado? Para receber mais dicas como essas e descobrir como usar de forma eficiente os produtos de limpeza, confira o blog da Use Louro!

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Como tirar mancha de protetor solar de roupas e toalhas

O protetor solar é um item indispensável para aproveitar o verão, tanto para os adultos, quanto para as crianças. Ele protege dos raios solares, prevenindo quadros de insolação, de queimaduras e de doenças graves, como o câncer de pele. A  importância é clara, mas uma...

Como lavar roupas de banho: biquínis, maiôs, sungas e cangas

É só a temperatura subir e o sol aparecer que dá vontade de aproveitar a praia ou a piscina com a família, não é? Com o verão e as férias escolares se aproximando, a tendência é usarmos as roupas de banho mais vezes. Para que as peças durem por mais tempo do que uma...

5 Dicas infalíveis para desencardir meias brancas

O dia na escola foi divertido, mas o estado das meias brancas dos pequenos, ao chegarem em casa, dá vontade de chorar. Para limpar aquelas que ficaram sujas, pretas ou encardidas, não há nada melhor do que receitas que evitem o esfrega-esfrega no tanque. No entanto, a...

Faxina de final de ano: 7 dicas essenciais para essa limpeza

A faxina de final de ano é uma tradição de muitas famílias. Esse é o momento dedicado à limpar a casa para as festas e para começar o ano com o pé direito! Em geral, essa época também é a preferida para desapegar dos objetos que não usamos mais e doá-los para quem...

Saiba como lavar, guardar e conservar ternos e gravatas

Antes de tratarmos especificamente de como lavar, guardar e conservar ternos e gravatas, vamos lembrar que todo tecido sofre agressões e desgastes no processo de limpeza, diminuindo assim sua vida útil. Portanto, peças mais finas e delicadas devem ser lavadas com...

Qual a diferença entre desinfetante, limpador perfumado e limpa pisos?

Para executar a limpeza da casa, contamos uma infinidade de produtos que nos auxiliam prontamente nestas tarefas. Do desinfetante clássico, passando pelo limpador perfumado e chegando até o popular limpa pisos, cada um deste itens proporciona um efeito e ação de...

Veja como evitar e eliminar ácaros dos cobertores e edredons

Chega o inverno e uma das coisas mais prazerosas de se fazer é passar a noite - e, se possível, boa parte da manhã - debaixo de cobertores e edredons, curtindo o calor da cama e aquela preguiça que o friozinho traz junto com ele. Mas esse momento de relaxamento pode...

Dicas para lavar pisos engordurados e eliminar sujeiras

Piso engordurado, trabalho dobrado. Já ouviu esse ditado? A limpeza do piso da cozinha deve ser feita diariamente e com produtos adequados para essa tarefa, mas isso não precisa ser tão complicado e trabalhoso assim. Confira nossas dicas: Limpeza leve do piso de...

Saiba como limpar vidros e espelhos

Limpar vidros e superfícies espelhadas faz parte da rotina de limpeza da casa. As janelas, tampo da mesa de jantar, boxe do banheiro e vidraças são alguns dos lugares que acumulam sujeiras, poeiras e mancham com o tempo, provocando um aspecto engordurado e desleixado....

Saiba como evitar mau cheiro nas roupas após lavadas

Não há nada mais frustrante do que se deparar com o mau cheiro nas roupas após lavadas, não é mesmo? Fica aquela sensação de  trabalho desperdiçado, fora o receio de que o cheiro ruim fique impregnado na roupa e a preguiça de ter que fazer a lavagem toda outra vez....

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *