Como higienizar as compras e se proteja contra o Coronavírus

ago 11, 2020 | Cuidados, Dicas | 0 Comentários

Para nos protegermos da pandemia do novo Coronavírus tivemos que nos adaptar e mudar alguns hábitos. Aumentamos a frequência de lavar mãos, cumprimos o distanciamento social e inserimos na nossa rotina algumas atividades voltadas para a higiene de todas as coisas que entram na nossa casa. Mas, como fazer isso de forma correta e segura? Como higienizar as compras, por exemplo ?

Até o surgimento de uma vacina, temos que incluir uma nova etapa entre comprar os produtos no mercado e guardá-los ao chegar em casa: limpar a embalagem de todos os produtos, assim como todas as frutas, as verduras e, até mesmo, as sacolas plásticas.

Para retirar todas as dúvidas sobre o assunto, reunimos as principais informações sobre como higienizar as suas compras do mercado para trazer mais segurança para a sua família. Mas antes, precisamos entender como a transmissão do vírus acontece.

Boa leitura!

Como o vírus da COVID-19 é transmitido?

O vírus SARS-CoV-2 provoca a doença COVID-19. Ele é transmitido por contato próximo de uma pessoa contaminada com outras ou por um contato indireto (tocar em uma superfície contaminada e levar às mãos aos olhos ou à boca). Por isso, saber como higienizar as compras é importante atualmente.

As principais formas de contágio são:

  • gotículas de saliva;
  • aperto de mão;
  • espirro;
  • tosse e;
  • contato com superfícies contaminadas.

A doença provoca uma grande variedade de sintomas, entre uma sensação febril até uma grande dificuldade para respirar, necessitando que o paciente seja internado.

A COVID-19 também pode causar quadros assintomáticos (sem sintomas) ou oligossintomáticos (com poucos sintomas). A prevenção da doença é essencial, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pacientes assintomáticos também podem transmitir o vírus. Dessa forma, a melhor forma de prevenção é usar máscaras ao sair de casa, lavar as mãos com frequência e higienizar os produtos que entram em nossa casa.

Por que é necessário higienizar as compras do mercado?

Não é possível saber se as pessoas que passaram pelos mesmos corredores do supermercado que você e tocaram nos produtos estão com a doença. Além disso, os produtos percorreram um longo trajeto desde a sua produção ou colheita até chegarem às gôndolas do mercado.

A conduta mais indicada é higienizar as compras ao chegar em casa para retirar todas as sujeiras e microrganismos antes de serem guardadas.

Segundo um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, o vírus SARS-CoV-2 tem uma sobrevida de 3 dias em superfícies de plástico e, no papelão, de 1 dia.

Como higienizar as compras do mercado?

As dicas a seguir são válidas tanto para compras entregues em casas (feitas por serviços de delivery), quanto para as compras presenciais. A melhor conduta sobre como higienizar as compras depende do tipo de produto, por isso, fizemos uma divisão em categorias.

Apesar de o novo Coronavírus não ser transmitido por alimentos, a higienização é importante para eliminar microrganismos que podem provocar intoxicação alimentar ou outras doenças.

Frutas e legumes

As frutas e legumes com casca devem ser lavados separadamente em água corrente. Se possível, utilize uma esponja (ou uma escova) com um pouco de detergente. Lave-os por uns 15 segundos cada um e seque-os.

Verduras com folhas

As verduras com folhas precisam de um tempo de molho antes de serem guardadas. Misture em uma bacia: 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (que possa ser utilizada para higienizar alimentos) ou 1 colher de sopa de vinagre. Após ficarem de molho por 15 minutos, elas devem ser enxaguadas e secadas antes de serem guardadas.

Latas e embalagens

A água e sabão também é utilizada para lavar latas e embalagens em geral, assim como o álcool 70%. Elas devem ser lavadas com o auxílio de uma esponja e detergente para a limpeza ser mais eficaz contra os microrganismos.

As embalagens de papelão devem ser descartadas e os grãos (como feijão, arroz e farinha), preferencialmente, armazenados em potes herméticos. Caso não queira, lave as embalagens com água e sabão e utilize um pano com álcool para limpar o papelão.

Com a adição de alguns cuidados podemos nos proteger do Coronavírus. Saber como higienizar as compras é um dos cuidados que precisamos manter nesse momento para a segurança das pessoas que estão à nossa volta.

Gostou das dicas de como higienizar as compras do mercado? Para receber mais dicas como essas e descobrir como usar de forma eficiente os produtos de limpeza, confira o blog da Use Louro!

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa? Confira as dicas para acabar com o odor

Sentir um cheiro desagradável nas roupas que estão guardadas é o primeiro indício que algo está errado. A presença de bolor ou de mofo pode aparecer em diversos ambientes da casa. E, ao serem encontrados no guarda-roupa, esses tipos de fungo podem afetar a nossa saúde...

Dicas para comprar produtos de limpeza para seu supermercado

Uma categoria de produtos que não pode faltar na lista de compras da família é a de produtos de limpeza. Com uma alta demanda e rotatividade, o empreendedor precisa comprar produtos de limpeza com frequência. No entanto, essa atividade é um grande desafio,...

Como higienizar as compras e se proteja contra o Coronavírus

Para nos protegermos da pandemia do novo Coronavírus tivemos que nos adaptar e mudar alguns hábitos. Aumentamos a frequência de lavar mãos, cumprimos o distanciamento social e inserimos na nossa rotina algumas atividades voltadas para a higiene de todas as coisas que...

Você sabe como usar alvejante corretamente?

Você já perdeu aquela roupa que adorava usar por causa de uma lavagem feita de maneira errada? Manchou roupas coloridas por falta de informação ou descuido na hora de manusear algum produto de limpeza? Então você precisa ler esse post para saber como usar alvejante...

6 Produtos de limpeza essenciais para a sua casa

Os produtos de limpeza são os nossos grandes aliados para a higienização e a eliminação de microrganismos que podem afetar a saúde da nossa família. Mas com tantas opções disponíveis nas gôndolas do mercado, escolher os produtos certos pode ser uma tarefa complicada....

Dicas de como usar de forma correta o amaciante de roupas

Amaciantes podem ser usados em qualquer tipo de roupa: de cama, toalhas, pessoais e além. Contudo, o uso de um bom produto é essencial, pois quando lavamos as roupas elas se enrolam na máquina, contorcendo e desalinhando as fibras dos tecidos. Nessas horas, o papel do...

Veja dicas de limpeza para evitar doenças respiratórias no inverno

Dias frios de inverno, chocolate quente e um edredom quentinho. Esse pode ser o sinônimo de uma noite perfeita para muitas pessoas, no entanto, para quem tem doenças respiratórias, pode significar uma sequência de espirros e tosse.  A melhor estratégia para evitá-las...

O alvejante sem cloro e suas multifunções

Aliado indispensável na hora de lavar as roupas, o alvejante sem cloro está sempre “a postos” para ajudar na remoção de manchas das roupas sem danificar o tecido – a exceção são seda, lã e viscose, que não se dão bem com o produto. E ele ainda pode dar aquela forcinha...

4 dicas para higienizar a casa em meio à pandemia

A nossa vida mudou com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. De uma semana para a outra tivemos que nos adaptar a essa nova realidade. Enquanto estamos aguardando os cientistas criarem uma vacina, higienizar a casa corretamente é uma das nossas armas contra a...

Como limpar corretamente assoalhos e pisos de madeira

Em uma residência, o piso tem grande destaque. Por isso, todo mundo gosta de ver o piso limpo e brilhando. Assoalhos e pisos de madeira, feitos de madeiras nobres ou não, proporcionam um charme a mais e dão a sensação de aconchego e conforto, mas também exigem alguns...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *