Você sabe como usar alvejante corretamente?

jul 28, 2020 | Dicas, Roupas | 0 Comentários

Você já perdeu aquela roupa que adorava usar por causa de uma lavagem feita de maneira errada? Manchou roupas coloridas por falta de informação ou descuido na hora de manusear algum produto de limpeza? Então você precisa ler esse post para saber como usar alvejante corretamente e diminuir os riscos de arruinar outras peças.

“Alvejar” significa tornar alvo ou branco. Mas quando falamos de lavagem de roupas, o termo também pode ser associado a tirar manchas, especialmente aquelas mais difíceis e que não saem apenas com sabão.

O alvejante é um dos produtos de limpeza que mais causam dúvidas sobre o seu uso. Por isso, neste artigo, vamos reunir as principais informações para você usá-lo da maneira correta.

Boa leitura!

Tipos de alvejante

Para saber como usar esse produto corretamente, em primeiro lugar é preciso conhecer os dois tipos de alvejantes. Há alvejantes feitos à base de cloro (também conhecida como água sanitária) e outros à base de água oxigenada. Os alvejantes à base de água oxigenada são encontrados nos estados líquido ou sólido (em pó).

A primeira diferença entre os dois tipos é que o alvejante à base de cloro só pode ser usado em roupas brancas. Se aplicado em peças coloridas, ele irá manchar suas peças. A água sanitária é um alvejante a base de cloro e deve ser utilizada para retirar as manchas difíceis. Além disso, ela é multifuncional e pode ser utilizada para limpeza doméstica.

Outra diferença é que o tipo à base de água oxigenada pode ser misturado ao sabão em pó, enquanto o alvejante com cloro não deve, pois isso pode danificar suas roupas.

O alvejante à base de água oxigenada é menos agressivo com as roupas, pois é formulado sem cloro. Ele possui um cheiro mais suave do que a água sanitária e, para retirar as manchas de roupas coloridas, ele é o produto mais indicado.

Dicas para usar alvejante corretamente

A primeira dica para usar o produto da maneira correta é observar as instruções do rótulo do produto e também as orientações na etiqueta das roupas. Alguns tipos de tecidos se danificam com alvejante. Sendo assim, peças que apresentem na etiqueta o símbolo abaixo (na forma de triângulo marcado com um X) não podem ter contato com o produto.

Para alvejar roupas brancas no sentido mais puro da palavra – o de torná-las brancas – o ideal é que elas estejam limpas. Você pode lavar suas roupas normalmente, depois deixá-las de molho no alvejante e, mais tarde, enxaguar com água.

Outra dica importante para usar alvejante corretamente é não aplicá-lo em todas as lavagens e não deixar peças de molho por muito tempo. Alvejar suas roupas constantemente pode enfraquecer as fibras do tecido.

Utilize o produto apenas quando quiser tirar uma mancha muito difícil ou quando suas roupas brancas começarem a ficar amareladas. As trocas de estação (inverno para primavera ou verão para outono) são um bom motivo para alvejar roupas brancas, pelo fato de que, nesses períodos, algumas peças ficam muito tempo guardadas no armário.

Ao utilizar o alvejante na máquina de lavar, observe qual compartimento indicado para colocar o produto. Os alvejantes em forma líquida geralmente ficam em um local específico. Os produtos em pó podem ser colocados junto com o sabão.

O cheiro característico do alvejante à base de cloro pode incomodar algumas pessoas, principalmente, após o seu uso. Para tirar o cheiro de água sanitária das mãos, basta lavá-las com vinagre branco. O cheiro do vinagre irá neutralizar o da água sanitária. Essa dica também pode ser usada para utensílios que estão com esse cheiro.

Saber como utilizar corretamente os produtos de limpeza faz toda a diferença no resultado final. Lavar roupas não precisa ser um processo complicado ou desgastante. O alvejante tem a função de tirar manchas do tecido, sendo um produto usado em roupas coloridas ou brancas.

Em resumo: os alvejantes à base de cloro (água sanitária) podem ser utilizados em roupas brancas e os alvejantes à base de água oxigenada são os únicos que podem ser misturados ao sabão em pó e são indicados para roupas coloridas.

Gostou de nossas dicas para usar alvejante corretamente? No blog da Use Louro tem muito mais conteúdos como esse para ajudar na sua rotina! Confira!

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Saiba como limpar vidros e espelhos

Limpar vidros e superfícies espelhadas faz parte da rotina de limpeza da casa. As janelas, tampo da mesa de jantar, boxe do banheiro e vidraças são alguns dos lugares que acumulam sujeiras, poeiras e mancham com o tempo, provocando um aspecto engordurado e desleixado....

Saiba como evitar mau cheiro nas roupas após lavadas

Não há nada mais frustrante do que se deparar com o mau cheiro nas roupas após lavadas, não é mesmo? Fica aquela sensação de  trabalho desperdiçado, fora o receio de que o cheiro ruim fique impregnado na roupa e a preguiça de ter que fazer a lavagem toda outra vez....

Como lavar corretamente casacos de lã batida

Outono e inverno marcando presença no calendário, temperaturas caindo. É hora de se aquecer e se agasalhar melhor. Os casacos de lã batida e outras peças do tipo que ficaram esquecidas lá no fundo do guarda-roupa voltam à ativa e passam a ser mais usadas no período....

Silicone automotivo: por que utilizá-lo na limpeza do seu carro?

Aqui no blog da Use Louro mostramos várias dicas para a limpeza da casa, mas existe um outro local que também merece uma atenção especial: o carro! Muitas pessoas se sentem inseguras sobre o que usar para limpar o veículo. Por isso, vamos tirar todas as dúvidas sobre...

Como remover manchas de pinhão e quentão das roupas

Festas juninas deixam com água na boca quem adora quitutes típicos da época, como pinhão e quentão. Mas quando, por um descuido, um deles cai no colo e mancha a roupa que adoramos, bate aquele desespero: será que é possível resolver o problema e recuperar a peça? Agir...

Como remover amarelado de seda e cetim

Roupas de seda e cetim requerem um cuidado a mais do que as roupas comuns. São peças mais delicadas e todo cuidado é pouco para não danificar o tecido. Manchas amareladas são muito comuns, por isso separamos algumas dicas de como eliminar essas manchas e continuar com...

5 Dicas infalíveis para desencardir meias brancas

O passeio ou a brincadeira foi boa, mas os resultados que ficaram nas meias brancas dão vontade de chorar. Para desencardir meias sujas e até mesmo aquelas que ficam pretas, encardidas, horríveis mesmo, nada como receitas que evitem ter que ir para o tanque e esfregar...

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa? Confira as dicas para acabar com o odor

Sentir um cheiro desagradável nas roupas que estão guardadas é o primeiro indício que algo está errado. A presença de bolor ou de mofo pode aparecer em diversos ambientes da casa. E, ao serem encontrados no guarda-roupa, esses tipos de fungo podem afetar a nossa saúde...

Dicas para comprar produtos de limpeza para seu supermercado

Uma categoria de produtos que não pode faltar na lista de compras da família é a de produtos de limpeza. Com uma alta demanda e rotatividade, o empreendedor precisa comprar produtos de limpeza com frequência. No entanto, essa atividade é um grande desafio,...

Como higienizar as compras e se proteja contra o Coronavírus

Para nos protegermos da pandemia do novo Coronavírus tivemos que nos adaptar e mudar alguns hábitos. Aumentamos a frequência de lavar mãos, cumprimos o distanciamento social e inserimos na nossa rotina algumas atividades voltadas para a higiene de todas as coisas que...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *