Veja dicas de limpeza para evitar doenças respiratórias no inverno

jun 10, 2020 | Casa, Dicas, Limpeza | 0 Comentários

Dias frios de inverno, chocolate quente e um edredom quentinho. Esse pode ser o sinônimo de uma noite perfeita para muitas pessoas, no entanto, para quem tem doenças respiratórias, pode significar uma sequência de espirros e tosse.  A melhor estratégia para evitá-las é colocar em prática algumas dicas de limpeza.

A incidência de alergias, rinite, sinusite e asma cresce durante o inverno devido a uma série de fatores. A queda da temperatura e da umidade do ar deixam o tempo mais seco. Resultado: ambiente perfeito para a multiplicação de vírus, ácaros e mofo.

O período entre os dias 21 de junho e 23 de setembro marca a estação mais fria do ano e tomar alguns cuidados na hora da limpeza ajuda a diminuir os efeitos das doenças respiratórias. Mesmo as pessoas que não possuem histórico de alergias se beneficiam dessas medidas, pois o inverno também aumenta a incidência de gripes e resfriados.

Por isso, reunimos algumas dicas de limpeza fáceis e práticas para o seu dia a dia. Confira!

Utilize um pano úmido para retirar o pó dos móveis

Uma das principais dicas de limpeza é ter uma rotina de atividades diárias. Varrer a casa e passar um pano para retirar a poeira dos móveis entram nessa lista. Ao utilizar um pano úmido, a poeira adere ao tecido, sem se espalhar pelo ar. O aspirador de pó também é uma boa alternativa.

Dicas de limpeza para evitas doenças respiratórias no inverno | Louro

O espanador, no entanto, não é a ferramenta mais indicada nesses casos. Ele levanta a poeira e espalha o pó para o ambiente, tirando-o de um lugar para o outro. A vassoura tem o resultado semelhante ao espanador. Por isso, a enrole em um pano úmido antes de varrer.

Limpe os grandes acumuladores de poeira da casa

Alguns objetos da casa podem acumular mais poeira e devem ser limpos com frequência, especialmente, antes da chegada do inverno. Os principais são: o sofá, os tapetes e as cortinas.

Provavelmente, você e a sua família passam horas no sofá todos os dias, correto? Por ser muito utilizado, ele é um dos maiores acumuladores de poeira da casa. A limpeza do sofá elimina ácaros e outros microrganismos, por isso deve ser feita com periodicidade.

Siga sempre as instruções do fabricante para fazer a limpeza, especialmente, em caso de manchas. Em geral, ele pode ser limpo com um aspirador de pó, principalmente, os cantinhos dos móveis.

Os tapetes dão um ar mais aconchegante para a casa. Por estarem em local de grande circulação de pessoas, eles demandam uma atenção especial na hora da limpeza. Utilize um aspirador de pó para que a poeira não se espalhe pelo ar.

As cortinas de tecido fazem toda a diferença na decoração. Porém, elas acumulam ácaros e outros agentes que podem provocar alergias. De acordo com o seu material, elas devem ser lavadas à mão ou na máquina de lavar. E não esqueça das persianas! Elas podem ser limpas com um pano úmido.

Lave os cobertores antes de utilizá-los

Com a chegada do tempo frio, precisamos retirar os edredons, mantas e cobertores do armário. Para tirar aquele cheiro de “guardado”, coloque toda a roupa de cama no Sol por algumas horas antes de lavá-las na máquina.

No final do inverno, antes de guardá-las novamente, limpe toda a roupa de cama e guarde-as, preferencialmente, em uma embalagem a vácuo.

Evite produtos de limpeza com cheiros muito fortes

Não podemos falar sobre dicas de limpeza, sem falar sobre os produtos que serão utilizados durante o processo. Eles são grandes aliados nesse momento por serem capazes de eliminar bactérias e microrganismos que fazem mal para a saúde da sua família.

O alvejante sem cloro, por exemplo, pode ser utilizado para limpeza de superfícies e até para retirar mofo. No entanto, o cheiro forte de alguns produtos pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Por isso, use-os com moderação.

Os produtos de limpeza da Use Louro, além da qualidade, possuem um cheiro suave e agradável. Conheça toda a linha de produtos Use Louro e comprove!

Deixe janelas abertas para a circulação do ar

Apesar de não estar dentro da categoria de dicas de limpeza, essa recomendação também é muito importante. Nessa época, temos a tendência de deixar os cômodos fechados devido ao frio. Porém, deixar o ar circular ajuda a arejar a casa.

Essa ação simples possibilita oxigenar o ambiente e diminuir a concentração de gás carbônico. Além disso, o calor do Sol também ajuda a eliminar os microrganismos, prevenindo o mofo.

Dicas de limpeza para evitas doenças respiratórias no inverno | Louro

Aproveite os períodos de Sol e de temperatura mais amena para abrir as janelas para deixar o ar circular pelo ambiente. O uso de umidificadores de ar também é recomendado para lugares secos.

Segundo o ditado popular, prevenir é o melhor remédio. As dicas de limpeza que apresentamos são uma forma de prevenção para doenças respiratórias que atingem milhões de pessoas durante o inverno. Com alguns cuidados, podemos aproveitar essa época fria do ano debaixo das cobertas e sem espirros!

Você já conferiu o blog da Use Louro? Nele você encontra diversas dicas de limpeza, tanto para a casa, quanto para as suas roupas. Acesse o site e confira!

 

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa? Confira as dicas para acabar com o odor

Sentir um cheiro desagradável nas roupas que estão guardadas é o primeiro indício que algo está errado. A presença de bolor ou de mofo pode aparecer em diversos ambientes da casa. E, ao serem encontrados no guarda-roupa, esses tipos de fungo podem afetar a nossa saúde...

Dicas para comprar produtos de limpeza para seu supermercado

Uma categoria de produtos que não pode faltar na lista de compras da família é a de produtos de limpeza. Com uma alta demanda e rotatividade, o empreendedor precisa comprar produtos de limpeza com frequência. No entanto, essa atividade é um grande desafio,...

Como higienizar as compras e se proteja contra o Coronavírus

Para nos protegermos da pandemia do novo Coronavírus tivemos que nos adaptar e mudar alguns hábitos. Aumentamos a frequência de lavar mãos, cumprimos o distanciamento social e inserimos na nossa rotina algumas atividades voltadas para a higiene de todas as coisas que...

Você sabe como usar alvejante corretamente?

Você já perdeu aquela roupa que adorava usar por causa de uma lavagem feita de maneira errada? Manchou roupas coloridas por falta de informação ou descuido na hora de manusear algum produto de limpeza? Então você precisa ler esse post para saber como usar alvejante...

6 Produtos de limpeza essenciais para a sua casa

Os produtos de limpeza são os nossos grandes aliados para a higienização e a eliminação de microrganismos que podem afetar a saúde da nossa família. Mas com tantas opções disponíveis nas gôndolas do mercado, escolher os produtos certos pode ser uma tarefa complicada....

Dicas de como usar de forma correta o amaciante de roupas

Amaciantes podem ser usados em qualquer tipo de roupa: de cama, toalhas, pessoais e além. Contudo, o uso de um bom produto é essencial, pois quando lavamos as roupas elas se enrolam na máquina, contorcendo e desalinhando as fibras dos tecidos. Nessas horas, o papel do...

Veja dicas de limpeza para evitar doenças respiratórias no inverno

Dias frios de inverno, chocolate quente e um edredom quentinho. Esse pode ser o sinônimo de uma noite perfeita para muitas pessoas, no entanto, para quem tem doenças respiratórias, pode significar uma sequência de espirros e tosse.  A melhor estratégia para evitá-las...

O alvejante sem cloro e suas multifunções

Aliado indispensável na hora de lavar as roupas, o alvejante sem cloro está sempre “a postos” para ajudar na remoção de manchas das roupas sem danificar o tecido – a exceção são seda, lã e viscose, que não se dão bem com o produto. E ele ainda pode dar aquela forcinha...

4 dicas para higienizar a casa em meio à pandemia

A nossa vida mudou com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. De uma semana para a outra tivemos que nos adaptar a essa nova realidade. Enquanto estamos aguardando os cientistas criarem uma vacina, higienizar a casa corretamente é uma das nossas armas contra a...

Como limpar corretamente assoalhos e pisos de madeira

Em uma residência, o piso tem grande destaque. Por isso, todo mundo gosta de ver o piso limpo e brilhando. Assoalhos e pisos de madeira, feitos de madeiras nobres ou não, proporcionam um charme a mais e dão a sensação de aconchego e conforto, mas também exigem alguns...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *