Como preservar e garantir o brilho do seu piso de porcelanato?

mar 30, 2021 | Casa, Cuidados, Dicas, Limpeza | 0 Comentários

O piso de porcelanato é um dos queridinhos da decoração. Esse tipo de material é muito versátil e é encontrado em diferentes acabamentos e cores. Ele também pode ser usado nas paredes e possui uma alta resistência, sendo indicado para vários ambientes.

Antigamente, o porcelanato era utilizado com mais frequência na cozinha e no banheiro. Hoje, esse tipo de piso frio pode ser visto na casa toda e até na área externa.

Ele é um tipo de revestimento com alta durabilidade e resistência. E o melhor: é fácil de limpar. Porém, é importante tomar alguns cuidados para evitar riscos e manchas. Alguns produtos de limpeza, por exemplo, não são adequados para esse tipo de piso, podendo danificá-lo.

Ao longo da leitura, vamos mostrar como fazer a limpeza diária e garantir o brilho do piso de porcelanato de forma simples e eficiente.

Confira!

 

Quais são os tipos de piso de porcelanato?

A seguir, saiba as principais informações sobre os tipos de piso de porcelanato mais comuns nos lares brasileiros.

 

Piso de porcelanato polido

Ele é o tipo mais comum de piso de porcelanato. O principal diferencial é o brilho intenso espelhado, por isso, ele fica lindo na decoração das salas, corredores e quartos. A superfície mais lisa do piso ajuda muito na limpeza. Porém, o acabamento brilhante deixa marcas com facilidade.

 

Piso de porcelanato esmaltado

O piso de porcelanato esmaltado recebe esse nome porque ele recebe uma camada de esmalte na finalização. É encontrado em diversos acabamentos, como lisos ou ásperos, com ou sem brilho.

 

Piso de porcelanato acetinado

O brilho do piso de porcelanato acetinado fica entre o acabamento fosco e o semibrilho. O seu acabamento deixa o ambiente aconchegante e ele é menos suscetível às manchas e riscos, podendo ser utilizado até mesmo dentro do box do banheiro.

 

Piso de porcelanato amadeirado

Esse tipo de piso é ideal para quem gosta da elegância da madeira, sem abrir mão da praticidade que o piso de porcelanato proporciona. Ele é muito resistente e possui um brilho acetinado.

 

Piso de porcelanato rústico

O acabamento rústico é muito resistente, podendo ser utilizado tanto nas áreas internas, quanto nas áreas externas da casa.

Peça já um orçamento de produtos para limpeza da linha Louro | Solicitar orçamento | Use Louro

Como limpar o piso de porcelanato?

Cada produto de limpeza tem o modo de usar indicado pelo fabricante. Por isso, ler as instruções no rótulo da embalagem é uma ação que sempre deve ser feita ao utilizar um produto pela primeira vez. De forma geral, a limpeza do piso de porcelanato é simples.

O primeiro passo é tirar a sujeira superficial com uma vassoura de pelos ou um aspirador de pó. O importante é que o equipamento utilizado não risque o piso de porcelanato.

Em seguida, prepare uma solução com uma colher de sopa de detergente neutro para cada cinco litros de água. Esse produto de limpeza é multiuso e pode ser utilizado em diversas funções, além da lavagem da louça. Molhe um pano na solução e passe por todo o piso de porcelanato com o auxílio de um rodo. E para finalizar, use um pano para secar a superfície.

Não deixe os produtos de limpeza em contato com o piso por muito tempo. A ação prolongada dos componentes químicos pode causar danos na superfície do piso, por isso, fique atento aos direcionamentos do rótulo. O ideal é seguir a orientação do fabricante e retirar o produto para que não sobre resíduos na superfície do piso.

Porém, apesar da sua eficiência, o detergente neutro não deixa aquele cheirinho de limpeza, não é mesmo? Por isso, uma alternativa que reúne esses dois fatores e ainda agiliza a faxina é o Limpa Porcelanato da Use Louro.

Ele é próprio para essa finalidade e o modo de usar também é muito fácil. Para a rotina diária, dilua um copo do produto para cada cinco litros de água e aplique no piso com um pano. Em superfícies mais sujas, a diluição deve ser de um litro do produto para cada litro de água.

 

Quais são os principais cuidados para preservar o piso de porcelanato?

Uma das vantagens do piso de porcelanato é a durabilidade. Porém, fazer uma manutenção correta contribui para que ele permaneça com o seu brilho característico e sem riscos ou manchas por muito mais tempo.

No dia a dia, alguns acidentes podem acontecer a qualquer momento, como as manchas provocadas por café, vinho, esmalte, entre outros tipos de pigmentos. Para retirá-las de forma fácil e sem danificar o piso de porcelanato, não demore! Quanto antes retirar, melhor. Aplique álcool ou acetona apenas no local atingido e seque o produto o quanto antes.

Colocar tapetes nas entradas dos cômodos é uma forma fácil de diminuir a sujeira da casa. E ainda, coloque protetores (de feltro ou algum outro tipo de material) nos pés de mesas e cadeiras para evitar que os móveis risquem o chão.

Além desses cuidados diários, é importante prestar atenção nos produtos de limpeza utilizados no piso de porcelanato. Algumas substâncias não são compatíveis com esse tipo de material, o que pode causar prejuízos, como veremos a seguir.

 

Quais produtos de limpeza não podem ser usados no piso de porcelanato?

Alguns produtos de limpeza podem provocar manchas, tirar o brilho, retirar o esmalte do revestimento, enfim, causar danos de alguma forma no piso de porcelanato. Entre os produtos que não devem utilizados na hora de limpar o piso, temos:

  • sabão em pó;
  • cera líquida ou pastosa;
  • água sanitária;
  • desinfetante;
  • soda cáustica;
  • palha de aço e;
  • escovas de cerdas duras.

Escolher os produtos de limpeza certos faz toda a diferença no resultado final da faxina. A Use Louro sabe disso e criou uma solução para essa finalidade: o Limpa Porcelanato.

 

Por que o Limpa Porcelanato da Use Louro é a melhor opção para o seu piso?

A Linha Casa da Use Louro possui uma solução completa para a limpeza do lar. Ela conta tanto com produtos multiusos, quanto de uso específico, como o Limpa Porcelanato.

Ele é destinado para a limpeza de porcelanatos, laminados, mármores e granitos, auxiliando na hora da faxina e até para a remoção de manchas difíceis.

Ele limpa com facilidade, eficiência e ainda deixa a casa com aquele cheirinho agradável de limpeza.

A Use Louro está há mais de 3 décadas fabricando produtos de qualidade, com ótimo custo-benefício e alinhados com os padrões mais exigentes de sustentabilidade. 

O piso de porcelanato se destaca pela beleza, durabilidade e por ter uma manutenção fácil. A variedade de acabamentos possibilita usá-lo em todos os cômodos da casa. Para que ele se mantenha brilhante e conservado por muito mais tempo, a escolha dos produtos de limpeza que serão utilizados merece uma atenção especial.

Como vimos, o Limpa Porcelanato da Use Louro é o melhor aliado para essa tarefa. Clique aqui e saiba mais sobre esse produto!

Baixe nosso material interativo e saiba como lavar roupa corretamente | Acesse agora | Use Louro

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Como escolher um fornecedor de produtos de limpeza para atacado

A higienização dos ambientes faz toda a diferença para a saúde, a produtividade e a qualidade de vida. Muitos consumidores e empresas sabem disso e estão em busca de um fornecedor de produtos de limpeza no atacado que atenda às necessidades. Essa tarefa não é fácil e...

Água sanitária: entenda porque é ideal para a limpeza e proteção da casa

A água sanitária tem presença certa na rotina de limpeza de grande parte dos lares brasileiros. Versátil, ela pode ser utilizada em vários cômodos, como o banheiro, a cozinha e a área externa. A ação antibacteriana facilita a limpeza dentro e fora de casa, sendo...

O que levar em conta na hora de encontrar um distribuidor de produtos de limpeza para o seu negócio!

O serviço de higiene e limpeza é muito importante para todas as empresas. Além de passarmos a maior parte do dia no trabalho, ficar em um ambiente limpo é bom tanto para os funcionários, quanto para os clientes. A higienização diminui o risco de doenças, alergias e...

Sabão em pó ou Sabão liquido: diferença e a rentabilidade de cada um

Você usa sabão em pó ou sabão líquido para a lavagem das roupas? Será que realmente existe diferença entre esses produtos de limpeza? Esse tipo de dúvida sobre o processo de lavagem das roupas é muito comum. Afinal, detalhes fazem toda a diferença no resultado final...

Automação de varejo: o que é e como funciona

Você já ouviu falar sobre automação de varejo? Apesar de a expressão não ser muito conhecida, as transformações que ela representa são vistas no dia a dia de vários negócios e estão revolucionando o setor. As maquininhas de cartão e os totens para a consulta de preços...

Como limpar e desencardir pedras de forma eficiente com o Limpa Pedras

As paredes e pisos de pedra dão um acabamento bonito e rústico para o ambiente. Existem vários tipos disponíveis no mercado. Uma coisa é certa: elas precisam de cuidados especiais na hora da limpeza.  Se você tem esse tipo de piso em casa ou está pensando nessa...

Como lavar e garantir a maciez da sua roupa de cama o ano todo

Dormir em uma cama limpa, macia e cheirosa é tudo o que a gente deseja após um dia agitado, não é mesmo? Além do relaxamento, dormir é uma atividade muito importante para revigorar o organismo, gerando vários benefícios para a saúde. Mas, na prática, fica a dúvida:...

Quais os melhores produtos de limpeza para revenda?

Escolher os melhores produtos de limpeza para revenda não é uma tarefa fácil, principalmente, para as pessoas que estão começando a empreender nessa área. Esse segmento é muito lucrativo, pois são produtos essenciais com venda recorrente já que a higienização e a...

Como preservar e garantir o brilho do seu piso de porcelanato?

O piso de porcelanato é um dos queridinhos da decoração. Esse tipo de material é muito versátil e é encontrado em diferentes acabamentos e cores. Ele também pode ser usado nas paredes e possui uma alta resistência, sendo indicado para vários ambientes. Antigamente, o...

Alvejante sem cloro: saiba como escolher o melhor alvejante para suas roupas!

Como tirar manchas das roupas é uma dúvida que todo mundo já teve em algum momento da vida. Afinal, cada tipo de sujeira demanda uma solução diferente. De forma geral, sabemos que o alvejante é o produto de limpeza indicado nesses casos, mas qual versão escolher: o...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *