Aprenda a conferir rótulos de produtos de limpeza e acertar na hora da compra!

fev 16, 2021 | Informações | 0 Comentários

Nos últimos anos, há um movimento crescente de pessoas que passaram a ler com mais atenção as embalagens dos alimentos e itens de beleza que consomem. No caso dos rótulos de produtos de limpeza esse cuidado deve ser ainda maior, pois eles contêm as informações de como usá-los de forma correta e com mais segurança.

As letras miúdas podem desencorajar a leitura, mas o risco de manchar alguma superfície da casa ou ver a sua roupa preferida desbotada é ainda pior. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar as principais informações contidas nesse tipo de embalagem e a importância de seguir as orientações do fabricante. Boa leitura!

 

Por que ler rótulos de produtos de limpeza é importante?

Além de chamarem atenção nas gôndolas do supermercado, os rótulos de produtos de limpeza são um canal de informação para orientar os consumidores de como usá-los da melhor forma possível.

Nas embalagens, estão informações muito importantes sobre como usar corretamente os produtos, evitar danos nos objetos ou nas roupas e minimizar os riscos de acidentes e alergias. Além disso, o uso incorreto de um produto de limpeza pode causar problemas estéticos e até reduzir a vida útil e a eficiência do material.

Durante a faxina do dia a dia, esses detalhes fazem toda a diferença no resultado da limpeza. Por exemplo, o Limpa Porcelanato da Use Louro é indicado para porcelanatos, laminados, mármores e granitos. Usá-lo em um outro tipo de piso pode provocar manchas e até danos irreversíveis no local aplicado.

Catálogo de produtos para limpeza da Louro | Baixar Catálogo | Use Louro

Quais são as informações mais importantes nos rótulos de produtos de limpeza?

Os rótulos de produtos de limpeza orientam os consumidores da forma mais correta e segura de utilizar o material e alcançar os efeitos desejados que ele propõe. Por isso, sempre leia com atenção antes de começar a higienização da casa ou das roupas.

A seguir, vamos mostrar os tópicos mais importantes contidos na embalagem dos produtos de limpeza.

 

Tipo de produto

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica os produtos de limpeza como saneantes. Essa categoria é destinada para substâncias ou preparações com a finalidade de higienizar e desinfetar domicílios.

De acordo com a sua finalidade, eles podem ser classificados como de uso geral ou de uso específico. Os primeiros são os famosos multiusos, indicados para mais de uma finalidade, como:

  • alvejantes sem cloro;
  • água sanitária;
  • álcool e;
  • multiusos de limpeza geral.

Os de uso específico, como o nome indica, são destinados para a higienização de algumas superfícies. Entre os exemplos, temos:

  • limpa vidros;
  • limpa porcelanatos;
  • amaciante de roupas;
  • silicone automotivo.

Cada produto de limpeza tem a sua função, sendo fundamental entender qual é a finalidade dele antes de comprá-lo. 

 

Modo de usar

O modo de usar, também chamado como diretrizes de uso, mostra a forma correta de aplicar o produto. Seguir a indicação do fabricante torna a limpeza mais eficiente, além de entregar o efeito desejado.

O resultado da aplicação depende não somente da qualidade do produto, como também do seu uso correto. Cada produto tem o seu próprio modo de usar, sendo essencial ler as instruções antes de utilizá-los, mesmo nos casos em que o consumidor está acostumado com aquele item.

Um exemplo é o da água sanitária que pode ser utilizada em diversas finalidades, como na desinfecção de ambientes, na retirada de manchas das roupas e no combate a larvas do mosquito da dengue. Para cada uma dessas finalidades há uma diluição diferente.

 

Informações de segurança

As informações de precaução e segurança estão nos rótulos de produtos de limpeza para orientar sobre a forma mais segura de utilizá-los. E ainda, o que deve ser feito caso os produtos tenham contato com os olhos ou com a pele. Esse cuidado é importante porque os saneantes são feitos com ativos químicos que podem provocar reações.

Alguns produtos mais potentes devem ser utilizados junto com equipamentos de proteção individuais (EPIs), como luvas, máscaras e sapatos fechados antiderrapantes. Quando eles entram em contato com alguma via respiratória ou com a pele, podem causar irritação e até queimaduras.

O conselho “mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos” também aparece com frequência nos rótulos de produtos de limpeza. As substâncias químicas presentes nas composições são tóxicas e perigosas, por isso, um acidente pode afetar a saúde desses grupos. Tenha a atenção redobrada e guarde os materiais de limpeza em um lugar seguro onde as crianças e os animais de estimação não acessem.

 

Armazenamento do produto

A forma correta para o armazenamento do produto também é uma informação importante encontrada nos rótulos de produtos de limpeza. De forma geral, recomenda-se guardar os itens em locais secos, arejados, longe dos alimentos e da exposição do Sol. E ainda, algumas substâncias são inflamáveis, aumentando os riscos de explosões caso sejam colocados em um ambiente muito quente.

Cada item tem as suas propriedades, por isso, sempre leia as instruções para saber a melhor forma de armazená-los. Locais com muita umidade ou altas temperaturas podem provocar reações químicas nos produtos, afetando a qualidade.

Além disso, evite a reutilização das embalagens vazias para guardar outros tipos de materiais e, caso utilize algum recipiente para dosar ou diluir um produto, use-o exclusivamente para essa finalidade.

Data de validade

A lógica de não utilizar materiais com data de validade vencida também se aplica para essa categoria de produtos. Porém, muitas pessoas não se preocupam com esse fato ou acreditam que não tem problema fazer a limpeza da casa com itens vencidos.

Mas não se engane! Apesar de as fórmulas terem conservantes, isso não significa que eles têm prazo de validade indeterminado. Com o tempo, reações químicas acontecem tornando o produto menos eficaz. Ou seja, ele pode não apresentar o resultado esperado e até aumentar o risco de reações alérgicas.

Por isso, sempre fique atento à validade descrita nos rótulos de produtos de limpeza. Em alguns casos, a embalagem não informa a data de validade, mas o número de meses que ele pode ser usado a partir da fabricação.

Composição

Entender a parte de composição dos rótulos de produtos de limpeza, de fato, é um desafio. Na maioria dos casos, eles são formados por componentes químicos com nomes complicados e difíceis de serem pronunciados.

Porém, olhar essa parte da embalagem é muito importante para as pessoas alérgicas a alguma parte da composição ou pessoas veganas que não consomem itens de origem animal.

Para saber como usar corretamente os produtos de limpeza e dicas para ajudar nas tarefas domésticas, acesse agora o blog da Use Louro!

Baixe nosso material interativo e saiba como lavar roupa corretamente | Acesse agora | Use Louro

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Detergente neutro: saiba porquê ele é mais eficiente!

Entre os produtos de limpeza utilizados na rotina doméstica, o detergente neutro se destaca como um dos mais conhecidos. Ele é o principal produto para a lavagem da louça, essa tarefa que algumas pessoas gostam e outras não suportam. Brincadeiras à parte, ele é...

Aprenda a conferir rótulos de produtos de limpeza e acertar na hora da compra!

Nos últimos anos, há um movimento crescente de pessoas que passaram a ler com mais atenção as embalagens dos alimentos e itens de beleza que consomem. No caso dos rótulos de produtos de limpeza esse cuidado deve ser ainda maior, pois eles contêm as informações de como...

Como ganhar dinheiro revendendo produtos de limpeza?

Os produtos de limpeza fazem parte da rotina do lar de milhões de famílias brasileiras. Mas se engana quem acredita que a importância da higienização é apenas estética. Eliminar vírus, bactérias e microrganismos é uma das medidas mais eficientes para evitar doenças,...

Estratégias de marketing para pequenos e médios mercados

Devido a pandemia, muitas pessoas estão priorizando o comércio local, ou seja, pequenos e médios mercados de bairros. Porém, alguns desses estabelecimentos não estavam preparados para a alta demanda. Sendo assim, a aplicação de estratégias de marketing possibilitam...

Como lavar telhados de forma rápida e econômica

Quando pensamos em limpar a casa, geralmente imaginamos a área interna. Porém, a parte externa é tão importante quanto! A manutenção do telhado, por exemplo, pode ser muito mais fácil e econômica do que julgamos. Mas afinal, por que precisamos mantê-lo limpo? Por ser...

Como tirar mancha de protetor solar de roupas e toalhas

O protetor solar é um item indispensável para aproveitar o verão, tanto para os adultos, quanto para as crianças. Ele protege dos raios solares, prevenindo quadros de insolação, de queimaduras e de doenças graves, como o câncer de pele. A  importância é clara, mas uma...

Como lavar roupas de banho: biquínis, maiôs, sungas e cangas

É só a temperatura subir e o sol aparecer que dá vontade de aproveitar a praia ou a piscina com a família, não é? Com o verão e as férias escolares se aproximando, a tendência é usarmos as roupas de banho mais vezes. Para que as peças durem por mais tempo do que uma...

5 Dicas infalíveis para desencardir meias brancas

O dia na escola foi divertido, mas o estado das meias brancas dos pequenos, ao chegarem em casa, dá vontade de chorar. Para limpar aquelas que ficaram sujas, pretas ou encardidas, não há nada melhor do que receitas que evitem o esfrega-esfrega no tanque. No entanto, a...

Faxina de final de ano: 7 dicas essenciais para essa limpeza

A faxina de final de ano é uma tradição de muitas famílias. Esse é o momento dedicado à limpar a casa para as festas e para começar o ano com o pé direito! Em geral, essa época também é a preferida para desapegar dos objetos que não usamos mais e doá-los para quem...

Saiba como lavar, guardar e conservar ternos e gravatas

Antes de tratarmos especificamente de como lavar, guardar e conservar ternos e gravatas, vamos lembrar que todo tecido sofre agressões e desgastes no processo de limpeza, diminuindo assim sua vida útil. Portanto, peças mais finas e delicadas devem ser lavadas com...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *