Aprenda a conferir rótulos de produtos de limpeza e acertar na hora da compra!

fev 16, 2021 | Informações | 0 Comentários

Nos últimos anos, há um movimento crescente de pessoas que passaram a ler com mais atenção as embalagens dos alimentos e itens de beleza que consomem. No caso dos rótulos de produtos de limpeza esse cuidado deve ser ainda maior, pois eles contêm as informações de como usá-los de forma correta e com mais segurança.

As letras miúdas podem desencorajar a leitura, mas o risco de manchar alguma superfície da casa ou ver a sua roupa preferida desbotada é ainda pior. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar as principais informações contidas nesse tipo de embalagem e a importância de seguir as orientações do fabricante. Boa leitura!

 

Por que ler rótulos de produtos de limpeza é importante?

Além de chamarem atenção nas gôndolas do supermercado, os rótulos de produtos de limpeza são um canal de informação para orientar os consumidores de como usá-los da melhor forma possível.

Nas embalagens, estão informações muito importantes sobre como usar corretamente os produtos, evitar danos nos objetos ou nas roupas e minimizar os riscos de acidentes e alergias. Além disso, o uso incorreto de um produto de limpeza pode causar problemas estéticos e até reduzir a vida útil e a eficiência do material.

Durante a faxina do dia a dia, esses detalhes fazem toda a diferença no resultado da limpeza. Por exemplo, o Limpa Porcelanato da Use Louro é indicado para porcelanatos, laminados, mármores e granitos. Usá-lo em um outro tipo de piso pode provocar manchas e até danos irreversíveis no local aplicado.

Catálogo de produtos para limpeza da Louro | Baixar Catálogo | Use Louro

Quais são as informações mais importantes nos rótulos de produtos de limpeza?

Os rótulos de produtos de limpeza orientam os consumidores da forma mais correta e segura de utilizar o material e alcançar os efeitos desejados que ele propõe. Por isso, sempre leia com atenção antes de começar a higienização da casa ou das roupas.

A seguir, vamos mostrar os tópicos mais importantes contidos na embalagem dos produtos de limpeza.

 

Tipo de produto

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica os produtos de limpeza como saneantes. Essa categoria é destinada para substâncias ou preparações com a finalidade de higienizar e desinfetar domicílios.

De acordo com a sua finalidade, eles podem ser classificados como de uso geral ou de uso específico. Os primeiros são os famosos multiusos, indicados para mais de uma finalidade, como:

  • alvejantes sem cloro;
  • água sanitária;
  • álcool e;
  • multiusos de limpeza geral.

Os de uso específico, como o nome indica, são destinados para a higienização de algumas superfícies. Entre os exemplos, temos:

  • limpa vidros;
  • limpa porcelanatos;
  • amaciante de roupas;
  • silicone automotivo.

Cada produto de limpeza tem a sua função, sendo fundamental entender qual é a finalidade dele antes de comprá-lo. 

 

Modo de usar

O modo de usar, também chamado como diretrizes de uso, mostra a forma correta de aplicar o produto. Seguir a indicação do fabricante torna a limpeza mais eficiente, além de entregar o efeito desejado.

O resultado da aplicação depende não somente da qualidade do produto, como também do seu uso correto. Cada produto tem o seu próprio modo de usar, sendo essencial ler as instruções antes de utilizá-los, mesmo nos casos em que o consumidor está acostumado com aquele item.

Um exemplo é o da água sanitária que pode ser utilizada em diversas finalidades, como na desinfecção de ambientes, na retirada de manchas das roupas e no combate a larvas do mosquito da dengue. Para cada uma dessas finalidades há uma diluição diferente.

 

Informações de segurança

As informações de precaução e segurança estão nos rótulos de produtos de limpeza para orientar sobre a forma mais segura de utilizá-los. E ainda, o que deve ser feito caso os produtos tenham contato com os olhos ou com a pele. Esse cuidado é importante porque os saneantes são feitos com ativos químicos que podem provocar reações.

Alguns produtos mais potentes devem ser utilizados junto com equipamentos de proteção individuais (EPIs), como luvas, máscaras e sapatos fechados antiderrapantes. Quando eles entram em contato com alguma via respiratória ou com a pele, podem causar irritação e até queimaduras.

O conselho “mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos” também aparece com frequência nos rótulos de produtos de limpeza. As substâncias químicas presentes nas composições são tóxicas e perigosas, por isso, um acidente pode afetar a saúde desses grupos. Tenha a atenção redobrada e guarde os materiais de limpeza em um lugar seguro onde as crianças e os animais de estimação não acessem.

 

Armazenamento do produto

A forma correta para o armazenamento do produto também é uma informação importante encontrada nos rótulos de produtos de limpeza. De forma geral, recomenda-se guardar os itens em locais secos, arejados, longe dos alimentos e da exposição do Sol. E ainda, algumas substâncias são inflamáveis, aumentando os riscos de explosões caso sejam colocados em um ambiente muito quente.

Cada item tem as suas propriedades, por isso, sempre leia as instruções para saber a melhor forma de armazená-los. Locais com muita umidade ou altas temperaturas podem provocar reações químicas nos produtos, afetando a qualidade.

Além disso, evite a reutilização das embalagens vazias para guardar outros tipos de materiais e, caso utilize algum recipiente para dosar ou diluir um produto, use-o exclusivamente para essa finalidade.

Data de validade

A lógica de não utilizar materiais com data de validade vencida também se aplica para essa categoria de produtos. Porém, muitas pessoas não se preocupam com esse fato ou acreditam que não tem problema fazer a limpeza da casa com itens vencidos.

Mas não se engane! Apesar de as fórmulas terem conservantes, isso não significa que eles têm prazo de validade indeterminado. Com o tempo, reações químicas acontecem tornando o produto menos eficaz. Ou seja, ele pode não apresentar o resultado esperado e até aumentar o risco de reações alérgicas.

Por isso, sempre fique atento à validade descrita nos rótulos de produtos de limpeza. Em alguns casos, a embalagem não informa a data de validade, mas o número de meses que ele pode ser usado a partir da fabricação.

Composição

Entender a parte de composição dos rótulos de produtos de limpeza, de fato, é um desafio. Na maioria dos casos, eles são formados por componentes químicos com nomes complicados e difíceis de serem pronunciados.

Porém, olhar essa parte da embalagem é muito importante para as pessoas alérgicas a alguma parte da composição ou pessoas veganas que não consomem itens de origem animal.

Para saber como usar corretamente os produtos de limpeza e dicas para ajudar nas tarefas domésticas, acesse agora o blog da Use Louro!

Baixe nosso material interativo e saiba como lavar roupa corretamente | Acesse agora | Use Louro

Catálogo de Produtos para Limpeza

Catálogo Louro

Como escolher um fornecedor de produtos de limpeza para atacado

A higienização dos ambientes faz toda a diferença para a saúde, a produtividade e a qualidade de vida. Muitos consumidores e empresas sabem disso e estão em busca de um fornecedor de produtos de limpeza no atacado que atenda às necessidades. Essa tarefa não é fácil e...

Água sanitária: entenda porque é ideal para a limpeza e proteção da casa

A água sanitária tem presença certa na rotina de limpeza de grande parte dos lares brasileiros. Versátil, ela pode ser utilizada em vários cômodos, como o banheiro, a cozinha e a área externa. A ação antibacteriana facilita a limpeza dentro e fora de casa, sendo...

O que levar em conta na hora de encontrar um distribuidor de produtos de limpeza para o seu negócio!

O serviço de higiene e limpeza é muito importante para todas as empresas. Além de passarmos a maior parte do dia no trabalho, ficar em um ambiente limpo é bom tanto para os funcionários, quanto para os clientes. A higienização diminui o risco de doenças, alergias e...

Sabão em pó ou Sabão liquido: diferença e a rentabilidade de cada um

Você usa sabão em pó ou sabão líquido para a lavagem das roupas? Será que realmente existe diferença entre esses produtos de limpeza? Esse tipo de dúvida sobre o processo de lavagem das roupas é muito comum. Afinal, detalhes fazem toda a diferença no resultado final...

Automação de varejo: o que é e como funciona

Você já ouviu falar sobre automação de varejo? Apesar de a expressão não ser muito conhecida, as transformações que ela representa são vistas no dia a dia de vários negócios e estão revolucionando o setor. As maquininhas de cartão e os totens para a consulta de preços...

Como limpar e desencardir pedras de forma eficiente com o Limpa Pedras

As paredes e pisos de pedra dão um acabamento bonito e rústico para o ambiente. Existem vários tipos disponíveis no mercado. Uma coisa é certa: elas precisam de cuidados especiais na hora da limpeza.  Se você tem esse tipo de piso em casa ou está pensando nessa...

Como lavar e garantir a maciez da sua roupa de cama o ano todo

Dormir em uma cama limpa, macia e cheirosa é tudo o que a gente deseja após um dia agitado, não é mesmo? Além do relaxamento, dormir é uma atividade muito importante para revigorar o organismo, gerando vários benefícios para a saúde. Mas, na prática, fica a dúvida:...

Quais os melhores produtos de limpeza para revenda?

Escolher os melhores produtos de limpeza para revenda não é uma tarefa fácil, principalmente, para as pessoas que estão começando a empreender nessa área. Esse segmento é muito lucrativo, pois são produtos essenciais com venda recorrente já que a higienização e a...

Como preservar e garantir o brilho do seu piso de porcelanato?

O piso de porcelanato é um dos queridinhos da decoração. Esse tipo de material é muito versátil e é encontrado em diferentes acabamentos e cores. Ele também pode ser usado nas paredes e possui uma alta resistência, sendo indicado para vários ambientes. Antigamente, o...

Alvejante sem cloro: saiba como escolher o melhor alvejante para suas roupas!

Como tirar manchas das roupas é uma dúvida que todo mundo já teve em algum momento da vida. Afinal, cada tipo de sujeira demanda uma solução diferente. De forma geral, sabemos que o alvejante é o produto de limpeza indicado nesses casos, mas qual versão escolher: o...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *